segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O Coração das Trevas em Apocalipse Now

     Quando assisti "Apocalipse Now" (1979), provavelmente em um cinema de Porto Alegre, em 1980, onde morava, não fazia a menor ideia do processo conturbado de produção e dos bastidores malucos que envolveram o filme. Tampouco sabia tratar-se de uma obra baseada no romance do escritor britânico de origem polonesa, Joseph Conrad, O Coração das Trevas, no original Heart of Darkness (1902). Fui atraído pela grande propaganda existente e comentários a respeito da trilha sonora roqueira com Rolling Stones, The Doors e Credence.  Dizem que o diretor Francis Ford Coppola usou muito improviso durante as gravações, alterando e incluindo cenas e falas na noite anterior às filmagens. Para tanto, levava por toda a parte o livro de Conrad. 

    Quando li O Coração das Trevas fiquei muito admirado com a narrativa e magnetizado pela história depois de saber da relação com o filme. Queria ler rapidamente para conhecer os detalhes do romance inspirador de Coppola.

    Na história original, o Capitão Marlow é incumbido de realizar uma viagem à procura de Kurtz, um comerciante de marfim que teria enlouquecido nas florestas africanas do Congo Belga. Na película,o capitão do exército norte-americano, Benjamin Willard, navega numa barcaça pelas florestas do Vietnã, em busca de um oficial de nome Kurtz.

    Ao concluir o filme, o diretor resumiu o inferno que foi a produção da obra: “Meu filme não é sobre o Vietnã, meu filme é o Vietnã”, disse.

    Só para ter uma ideia das confusões ocorridas durante as locações nas Filipinas, o protagonista Harvey Keitel foi trocado na última hora por Martin Sheen, Coppola teve um ataque de nervos, Marlon Brandon quase não termina de gravar as cenas finais e Martin Sheen teve um ataque cardíaco.

    Não dá para comparar filme e livro, mesmo porque, como alguém já disse O Coração das Trevas é inadaptável. O que ocorreu com Coppola e sua trupe foi uma inspiração na história de Conrad para uma nova construção, num novo formato. O filme ficou sensacional, mas livros serão sempre extraordinários, capazes de fazer nossa imaginação ir além, muito além do que qualquer outro formato é capaz de nos levar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drácula de Stoker tem todos os elementos que conhecemos nos últimos 100 anos

      Filmes de vampiro sempre me deram muito medo. Na verdade, qualquer filme de terror sempre me deixava muito impressionado durante e dep...